top of page

O processo do longa "Valentina" sob o olhar de Sofia Carneiro.

Por Sofia Carneiro*

Olá a todos! Meu nome é Sofia Carneiro de Sá, sou mulher transexual e fui convidada, conjuntamente com o Pedro (que atuou no filme) por Cássio e sua irmã Érika, para participarmos da consultoria inicial do filme "Valentina" no ano de 2016. O projeto ainda estava no papel, e Cássio precisava rever todo seu planejamento sobre o longa metragem. Para isso, ele queria ouvir de pessoas transexuais suas experiências e ideias para que o projeto fosse inclusivo e realista acerca da vivência transexual no cotidiano.


Eu e Pedro discutimos com Cássio e Érika todo o projeto. Lemos, debatemos, e expomos nossas opiniões para que as ideias de Cássio pudessem se encontrar com as nossas advindas de nossa realidade como pessoas trans.


Sou muito grata por poder ver Valentina nascer! A importância deste longa metragem é imensurável para cultura brasileira, sendo que nosso país é o que mais mata e violenta as pessoas transexuais do mundo. "Valentina" é sobre resistência, força, luta e informação! Desmistificar os tabus relacionados às pessoas transexuais contribui para que o tema seja cada vez mais incluído em nossa cultura. Trata-se de um trabalho que demanda tempo, paciência e esforço. Mas com persistência chegaremos lá.


Quando o filme começou a ser produzido fiquei muito feliz por toda a equipe e principalmente por "Valentina". Um projeto que mereceu muito sair do papel e ser colocado em prática. Anos de criação, elaboração, reescrita.


Cássio e Érika até me convidaram para participar da equipe, pois já havia trabalhado com o "Campo Cerrado" em um curta metragem. Como as filmagens aconteceram em outra cidade, pela rotina de trabalho e mestrado, não pude estar presente pessoalmente. Afirmo que estava em alma e coração.


Assim que a primeira edição ficou pronta, Cássio me contatou e enviou-me um link para assistir. História fascinante, forte. Detalhes que toda mulher transexual vivencia ou vivenciou em algum momento de sua trajetória. Senti-me representada em muitas cenas que evidenciavam o medo, as inseguranças, a resistência diante do preconceito.


"Valentina" é um filme emocionante, que merece e é preciso ser divulgado. Agradeço muito por ter acompanhado a evolução do projeto, por ter contribuído com minha experiência enquanto mulher transexual. Agradeço a oportunidade de poder ver um projeto original ser direcionado à população transexual.


Um abraço a todos!


* Sofia Carneiro é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, e atuou como consultora de Valentina na fase inicial do projeto.

0 views0 comments
bottom of page